Monday, May 5, 2014

Diferença entre queda e quebra de cabelo

 Oi meninas! 
Se a sua meta(assim como a minha), é ter o seu cabelo natural, além de saudável, também longo/comprido,então você precisa, urgentemente, saber distinguir, entre queda de cabelo e quebra de cabelo. O cabelo cresce, naturalmente, mas o que nos impede de ter um cabelo longo/comprido, é o facto de não conseguirmos reter o comprimento adquirido. E esta dificuldade se manifesta em forma de queda e quebra de cabelo. 
É importante  conseguirmos  diferenciar as duas coisas.

 >>>>Vamos ao post<<<<

Qual é a diferença entre queda e quebra?

Embora a maioria das pessoas usam os dois termos para se referir a todo o cabelo que cai de sua cabeça, eles são duas coisas totalmente diferentes. Agora que você já iniciou uma jornada rumo a um cabelo mais saudável, é importante que você saiba a diferença entre essas duas formas muito específicas de "perda" de cabelo a fim de entender melhor o seu cabelo e saber que ele precisa e como lidar com ele.:-D

 Queda de cabelo
O cabelo, assim como tudo no nosso corpo, tem um ciclo de "vida" e a queda de cabelo, acontece, quando a fase do fio de cabelo em questão chegou ao fim de seu ciclo de crescimento e, naturalmente, cai do couro cabeludo, juntamente com a  sua pequena raiz branca anexada( reparem que o fio de cabelo, na foto acima anexada, tem uma pontinha branca). Esta não é a raiz do cabelo real que está no fundo de seu couro cabeludo, mas é a raiz do bulbo ou base onde esse fio de cabelo especial originou. É branco porque o cabelo pára de produzir melanina (cor) a um dado ponto em seu ciclo de crescimento, antes  que fique pronto para cair. Se um fio de cabelo não tem um bulbo raiz branca, então não é uma queda natural de cabelo e sim uma quebra(muito mau para quem quer reter comprimento! :'( ). A queda de cabelo tende a ser maior em comprimento do que os cabelos que se  quebram que são geralmente pequenos pedaços. A queda  é uma parte natural do ciclo de crescimento( considera se normal a queda de entre 50 e 100 fios de cabelo diariamente). Todo mundo que tenha cabelo em sua cabeça experimenta a queda, que é naturalíssimo, então não vamos dramatizar tá maninhas! 
Mas não deixem de reparar se observarem uma queda excessiva de cabelo, que se considera um problema e existem formas de mitigá-lo.

Como agir diante da queda de cabelo? 

A queda de cabelo, é uma resposta a influências hormonais no folículo do cabelo e é dependente de ciclos de crescimento. Quando um fio de cabelo completa seu ciclo de vida, que geralmente duram 4-6 anos, seu acto final é cair. Isto não pode ser evitado.

Você não deve tentar "fazer" qualquer coisa sobre esse assunto, a não ser que a queda ultrapasse os 100 fios diários , considerados normais, basta fazer uma estimativa da quantidade de cabelo que está perdendo,e é claro que não contaremos os fios um a um, basta ver se a quantidade é normal ou é de alerta! A queda é um processo natural, interno que pode ser facilmente resolvida por tratamentos de reconstrução e/ou hidratação( se ainda não sabe o que é, leia o post sobre cronograma capilar aqui no blog, ele explica tudo muito bem). Sempre que forem a manipular os vossos cabelos, estejam atentas aos fios que caem e procurem observar se é queda ou quebra!!

O que é a quebra?


Ao contrário de queda, a quebra não é um processo natural. É um sinal de problemas de cabelo. Cabelos quebrados não caem naturalmente a partir da cabeça, mas normalmente são resultado de mau uso ou danos no cabelo( exemplos de hábitos que resultam na quebra de cabelo: pentear o cabelo enquanto está seco e com pente de dentes finos, pentear o cabelo crespo como se fosse cabelo liso e sem paciência de desembaraçar os nós de cabelo delicadamente, não respeitar o cronograma capilar, tempo excessivo com penteado protector, manipulação excessiva do cabelo, não respeitar o tempo de se cortar as pontas e a lista vai...) Quando a quebra não é uma resposta à manipulação física e abuso, é na maioria das vezes ,desencadeada pela falta de humidade no fio de cabelo, ou por falta de proteína no mesmo , daí a necessidade de se balancear o cronograma capilar. :-D
 
É possível se evitar todas as quebras?
Cabelo saudável é forte, mas não é feito de aço. Seria quase impossível evitar as quebras!!. Um ou dois cabelos quebrados não são nada para ser completamente preocupados, nada de alarmes tá queridas!  No entanto, quando você começa ter  cabelos quebrados em todos os cantos, todos os dias - então você precisa se questionar o equilíbrio de humidade / proteína( reconstrução), ou então ver qual das técnicas de manipulação de cabelo que estaria causando tais quebras!
Dicas que ajudam a diminuir a quebra: 
A primeira tarefa é a de minimizar a quebra, na medida do possível. 
#- Se o seu cabelo é de comprimento médio-longo, trabalhe nele em secções de torcidos(twist) na hora de desembaraçar. Do tipo, desembarace uma porção de cabelo e logo de seguida faça um twist(torcido) naquela  secção para prevenir que ele volte a se embaraçar, lembrando sempre, que o seu cabelo é crespo e os fios de cabelo crespo gostam de se abraçar uns com os outros, e os nós praticamente não acabam(como acontece no cabelo liso). Você poderá acabar de desembaraçar um secção de cabelo e 5 minutos depois ele voltar a ter nós se deixar a secção solta! Tomem nota
#- Seja gentil ao manusear e trabalhar com o seu cabelo. Apenas lidar com o seu cabelo com as mãos limpas, lisas, e as unhas bem cuidadas para que não cause quebra de cabelo com com unhas mal cortadas e desfiadas e com os câlos das mãos! Trabalhe delicadamente, o seu cabelo e tenha uma dose extra de paciência e cuidado quando estiver lidando com emaranhados(nós)difíceis.
#- Procure manter o seu cabelo hidratado durante o dia( tenha sempre um borrifador com a mistura de água( de preferência a destilada) e uma colher do seu óleo favorito)!
#- Amarre o seu cabelo com um lenço de seda, cetim,  durante a noite para protegê-lo da perda de humidade e evitar atrito contra a almofada, que causam quebras. # eu não durmo sem o meu lenço ou a minha touca de cetim, faz toda a diferença na saúde dos fios#
#- Reveja se o seu cabelo não está carente de tratamento de proteína que fortalece o seu cabelo ou de hidratação que da maciez, elasticidade, ao seu cabelo! 
#- Em seguida, corte as pontas regulamente para evitar pontas duplas que se não cortadas provocam quebras massivas de cabelo:'(

Caso esteja presenciando quebra de cabelo, veja os pontos acima alistados, e vai descartando um a um até descobrir onde está a falha para poder se eliminar e conseguir ter  um cabelo saudável e longo.  
E caso esteja presenciando queda excessiva, tem um post aqui no blog que ensina a minimizá lá através do enxágüe com chás(muito eficáz) eu estou fazendo e resulta em 100% mesmo meninas!!!
 
Por hoje é tudo, fiquem bem meninas. Paz e graça da parte do Senhor Jesus Cristo. Xoxo.

Porosidade do cabelo- o que é e como fazer o teste

Oi meninas, 
Hoje vamos falar de porosidade de cabelo. Eu considero o teste número um antes de embarcar no jornada de cabelo natural. Porque sabendo a porosidade do seu cabelo você vai saber como tratá-lo, e saber quais os produtos/ingredientes favorecem o seu cabelo e quais não! E vai entender porque um produto que deu resultados maravilhosos numa pessoa com o mesmo tipo de cabelo que o seu, mas no seu o resultado não é, nem de longe, igual!!! 
Mas com o conhecimento da porosidade, você saberá como escolher os produtos adequados e não terá que passar pela frustração de não ter o seu  cabelo como deseja. É muitíssimo importante saber a porosidade do seu cabelo

A porosidade do cabelo refere-se a capacidade que o seu cabelo tem de absorver e reter a humidade(água). Cada fio de cabelo tem uma camada externa  chamada a cutícula, e essa poderá ser aberta ou fechada o que determina a facilidade com que a humidade e óleos tenham em passar para dentro e fora do seu cabelo. Para a maioria, a porosidade é genética, mas também, pode ser afectada por factores externos, tais como a exposição aos tratamentos de caloração permanente e processamento químico. Sabendo a porosidade do seu cabelo, pode ajudar você a escolher os produtos certos para manter o seu cabelo bem hidratado macio,  forte.  #tomem nota naturebas#

Como fazer o teste de porosidade do cabelo

Existem 3tipos de porosidade de cabelo,a saber, a baixa, normal e alta. E existem dois métodos que você pode usar para descobrir como o seu cabelo é poroso.

O Teste com o copo de água : 

Pegue um par de fios de cabelo que deve estar limpo e sem nenhum produto,  melhor fazer o teste depois de lavar com shampoo e antes de aplicar o condicionador no cabelo, e o cabelo tem que estar seco,  para não influenciar no resultado do teste. Se conseguisse um fio de cabelo de cada canto da cabeça seria o ideial(frente, atrás, lado esquerdo, e direito e  na parte central da cabeca). Coloque-os em um copo de vidro transparente cheio de água que deve estar em temperatura ambiente(água da torneira mesmo). Antes de colocar os fios dentro do copo, deixe que a água descanse por 5 minutos, para que o resultado não seja influenciado pelos movimentos da água. Depois disso, coloque os fios de cabelo e deixa-os descansar por 2-4 minutos. Depois desse tempo, se o seu cabelo flutuar, tem baixa porosidade. Se ele afunda, você tem alta porosidade.
E se o seu cabelo não afundar e nem flutuar, se situar no meio do copo(entre o topo e a base), ele tem porosidade média ou normal.
O Teste de toque: Pegue um fio de cabelo  da sua cabeça e deslize os dedos para cima do eixo (em direção ao couro cabeludo). Se você se sentir pequenos solavancos ao longo do caminho, isso significa que a sua cutícula é levantada e que tem alta porosidade. Se os seus dedos deslizam suavemente, então você tem cabelo baixa porosidade.

 Porosidade Baixa


Cabelo com baixa porosidade tem uma camada de cutícula fortemente fechadas( como mostra a foto ilustrada), com sobreposição de escalas. Este tipo de cabelo, é geralmente considerado saudável e virgem, e muitas vezes é muito brilhante, especialmente quando é de cor escura. Cabelo com baixa porosidade repele a humidade e quando você tenta molhá-lo ele leva algum tempo a ficar totalmente molhado, uma vez que resiste à penetração de produtos. Mas quando molhado, também é dificil de secar.

Baixa porosidade do cabelo também é propensa ao acúmulo de produtos nos fios e no couro cabeludo, por isso, deve se ter o cuidado de fazer fazer limpeza adequada de tempos em tempos, que é para não sufocar o cabelo. São cabelos com muita proteína, por isso não se deve fazer tratamentos de recomposição em curtos intervalo de tempo(uma vez a casa 4/6semanasestá bom). #dica#, para o uso diário procure condicionadores e cremes livres de componentes protéicos( colágeno, queratina, proteína hidrolizada etc). Use mais condicionadores com humectantes (agentes que ajudam a atrair a humidade para o cabelo) como a glicerina ou mel. Use calor moderado( touca térmica ou vaporizador) para ajudar a abrir as cutículas dos fios na hora em que estiver a fazer hidrataçao/tratamento profundo e as máscaras tem que devem ser livre proteínas, a não ser que esteja fazendo um tratamento de reconstrução capilar. - Se ainda não sabe as fases de tratamento capilar, tem um post que fala sobre o cronograma capilar aqui no blog.

Cabelo com baixa porosidade requer hidratantes ricos em emolientes, tais como manteiga de karité, óleo de jojoba, óleo de coco. Também beneficia de produtos humectantes, que atraem e mantêm a humidade para o seu cabelo. #dica# Na hora de estilizar( decidir o penteado que vai fazer) escolha produtos mais leves, à base de líquidos, tais como leites de cabelo que não vão se sentar no seu cabelo e deixá-lo oleoso e  gorduroso, o mesmo acontece na hora de selar os fios( tem um post que fala sobre o método L.O.C), use oléos leves como o de sementes de uvas,argan e jojoba. 

Porosidade média 

Cabelo com porosidade média é o desejável par todas nós, pois ele responde bem aos tratamentos que damos ao cabelo e muitas vezes, requer o mínimo de manutenção. A camada de cutícula é mais flexível, permitindo que apenas a quantidade certa de humidade entre, e evita que essa humidade(hidratação)escape. Cabelo com porosidade normal pode ser colorido com coloração permanente e se obter resultados previsíveis. Mas, com o tempo, esses processos podem danificar seu cabelo e aumentar a sua porosidade(tomem nota)

Tratamentos de reconstrução deve ser feitos ocasionalmente, seguindo um cronograma capilar normal,  mas as proteínas não devem ser incluídas no seu regime diário.

Porosidade alta

A porosidade alta no cabelo pode ser genética ou pode ser causada pelo procedimento químico a que o cabelo fica exposto( coloração permanente com tintas com produtos químicos, ou alisamento de cabelo com produtos químicos- todo o cabelo desfrisado tem alta porosidade) ou mesmo por danos ambientais. Cabelo com alta porosidade tem lacunas e buracos na cutícula, que permitem que muita humidade entre no cabelo, e a mesma velocidade que entra, ela evapora! E os cuidados devem ser redobrados porque, por exemplo, um simples acto como tomar banho, nadar e lavagem pode criar mais danos e quebra devido a enorme quantidade de humidade que o cabelo pode absorver. 

Certifique-se de usar os anti-humectantes nos produtos e nos  borrifadores diários, principalmente em climas com altas temperaturas e humidade. Isso vai ajudar a selar as cutículas danificadas e impedi-los de absorver o excesso de humidade do ar. Os maiores humecrantes são a glicerina, e o mel.

Como já dissemos acima, que o cabelo altamente poroso perde humidade facilmente, então é importante o uso de condicionadores, hidratantes que ajudam a repor e manter a humidade nos fios. E na hora de selar, faça-o com óleos  e manteigas mais pesadas como a de karité, o azeite de oliva, óleo de rícino e etc , e em qualquer das porosidades, não se deve esquecer o leave-in(método L.O.C que ajuda muito a manter a humidade(hidratação) nos cabelos. 
E  na hora do creme(do método L.O.C) deve ser usado uma  manteiga pesada para cabelo(a de karité) para ajudar a preencher as lacunas em suas cutículas danificadas e proteger ainda mais o seu cabelo de perder muita humidade.
 #nota#- a porosidade de cabelo poderá variar de tempos em tempos, e seu cabelo não reagir de igual forma à aplicação de produtos, e você poderá não perceber o porquê. Por isso, o teste deve ser feito de tempos em tempos(intervalo de 4-meses). 
Tanto na alta como na baxa porosidade, todos os tratamentos que se fazem são para se regular a humidade nos fios e se manter o nível ideal do PH do cabelo que varia de  4.5 a 5.5.

É tudo, bênçãos aí em nome do Senhor Jesus. Xoxo.

Look do dia- Vestido vinho de corte recto


Oiiiii
Tudo bom? 
Eu estou bem graças a Deus, e vim aqui partilhar o look, com o vestido de corte recto, e a cor dele é vinho. A dica nesse vestido,  e em muitos outros que componho, é o cinto, que dá uma ajudinha na silhueta( eu faço muitas vezes) e dá um up no look;-) Coloquei dois colares do mesmo tipo, apenas, em cores diferentes, e penso que funcionou( o que vocês acharam?). :-$

Pelo facto dos colares já serem grandes, eu preferi, não usar brincos, para moderar o look. Os sapatos são os meus queridinhos scarpins pretos, e uma bolsa média. 







Espero que tenham gostado. 
Bênçãos aí em nome do Senhor Jesus Cristo. Xoxo




Look do dia- vestido com estampa floral(primaveril)

Amores, tudo bom?
Hoje eu amei a combinção que fiz(sei que sou suspeita de dizer isso rsrsrs):-D Mas vocês hão de concordar comigo bellas, que o look é mesmo lindo, pelo corte do vestido(quase me senti a própria Lupita Nyong'o), as cores alegres, o detalhe da renda na parte superior do vestido, tudo simplesmente ma-ra-vi-lho-
so.*_*

 E como gosto de "moldar" a minha silhueta, coloquei um cinto fino, amarelo, na cintura para dar um bom contraste;-)E o resto do visual só fez é combinar. Reparem na simplicidade do look, muito importante para ficar tudo em harmonia. Optei por não usar colar, mas se o fizesse seria o de pérolas. =)
O cabelo é o twist out, já no seu terceiro dia. <3
É tudo, até ao próximo post^_^Espero que vocês tenham gostado. Comentem e vamos trocar uma ideia. Sejam abençoadas em nome do Senhor Jesus Cristo. Xoxo








Como usar Calça flare(boca-de-sino)

Oi meninas,
Tudo bom? Eu estou bem graças a Deus!
Hoje montei um look com a calça flare ou simplesmente boca-de-sino. Ela está na moda sim, e podemos fazer muitas combinações com ela. Mas hoje só fiz uma, e amei o resultado, por isso estou aqui, para partilhar convosco amadas. 
A cor da minha calça é coral, e ousei um pouco ao acompanhá-la com uma blusa dourada, mas se já notaram aqui no blog, a ousadia é o meu forte. Dica: em cada look que vocês forem a montar, apenas procurem ter uma inspiração, mas depois, deixem a vossa imaginação funcionar para dar o vosso "tempero" pessoal no resultado final do look. 


Os sapatos preferi um com a mesma tonalidade de cor, e de salto médio/grosso e a parte da frente é um pouco arredondada. 
Brevemente, voltarei com outro look, com a mesma calça.
É tudo amadas, peço que deixem vossos comentários, na secção abaixo , para eu saber o que vocês acharam do look. Bênçãos aí em nome do Senhor Jesus Cristo. Xoxo