Thursday, May 1, 2014

Cronograma capilar- como escolher a máscara certa para cada fase

Olá amores, 
Tudo bom com vocês? 
Estamos dando continuidade ao assunto cronograma capilar, se é o primeiro post que lê aqui no blog sobre o assunto, procure se informar das 2 outras fases, que completam  a informação contida nesse post de hoje. Preferimos ( aqui a democracia reina :-)) fazer em fases, para que não ficasse muito longo o post ^_^
Bom, vamos ao assunto! 

Como saber as máscaras capilares para casa fase?
As máscaras dividem se em 2 tipos: as comerciais que são aquelas que compramos em qualquer supermercado ou loja. E os ingredientes alistados nas máscaras comerciais, não estão muito concentrados; e também temos as máscaras profissionais, que se compram em lojas específicas de beleza, e muitas vezes a venda das mesmas não está disponível para o público em geral. Os ingredientes dessas máscaras, são muito concentrados, daí o cuidado a se ter na hora do uso. 

Na hora da compra, as máscaras, muitas vezes, já vem escritas a sua finalidade de uso, por exemplo, a de nutrição, vem escrito máscara nutritiva ou algo assim a de hidratação vem escrito máscara hidratante, e assim sucessivamente. Só que as vezes( e não são poucas),  os fabricantes escrevem algo na embalagem enquanto que a finalidade de uso,na verdade, é outra :-( e é aí onde entra o conhecimento sobre o cronograma capilar , pois para além de ler a embalagem antes de comprar a máscara, devemos cultivar  o hábito de ler os ingredientes dos produtos, de modo a assegurarmos que estamos comprando o certo(alerta,alerta, alerta).

 E dizem por aí, que as quantidades dos ingredientes nas máscaras de cabelo é em função da ordem de numeração, isto é, os primeiros nomes que encontramos nos ingredientes sãos os tais ingredientes mais activos e principais e os que estão lá no finalzinho são os que  menos agem na máscara. E os primeiros 5 ingredientes da máscara são os que importam na verdade. Vou  ensinar a interpretar os ingredientes  das máscaras tendo em conta o cronograma capilar:

Para as máscaras  de hidratação:
Tem que ter, nos primeiro 5 ingredientes: a água( esse deve ser o número #1 em qualquer tipo de máscara para cabelo) e vem escrito Aqua, água, Water, e assim vai...mas penso que o termo Aqua é universal;  outro ingrediente importante da máscara de hidratação, é a glicerina( glycerin) o aloe vera, mel, pantenol, bepantol, Extratos de algas, geléia real( todos esses atraem humidade para o cabelo, e a água é a própria humidade em "carne e osso", é o melhor hidratante, ever:-D)

Para a máscara de nutrição, a água como já disse há pouco, deve estar, sempre, em primeiro lugar, em qualquer máscara,  caso não, não comprem a máscar( o cabelo sempre precisa de água). E a seguir, tem que estar escrito nomes de manteigas para cabelo e óleos , como por exemplo: manteiga de karité, de manga, de cacau, de cupuaçu (e etc), óleo de oliva, de coco, de abacate, de rícino, jojoba, amêndoas, argan, sementes de uva, de sementes de linhaça , alecrim, árvore de chá, hortelã  (e etc).

A máscara de reconstrução tem que ter: água(como sempre), colágeno, queratina, proteína hidrolizada( de trigo, grão de bico e etc)
***nota: para ser um tipo de máscara, não precisa, necessariamente, que tenha todos os ingredientes alistados acima, basta que tenha alguns deles( pelo menos 3  ingredientes da categoria) 
# As máscaras que têm o perfume( fragrância, perfum) alistado dentre os 5 primeiros ingredientes, não custumam ser muito boas,  porque dá impressão que os fabricantes estavam mais preocupados com o marketing da coisa( nós as mulheres temos tendência a ser  influnciadas pelo cheiro, e os fabricantes descobriram isso;-)), por isso, nem sempre comprem pelo cheiro!
#Outro ponto é sobre o número de ingredientes que aparecem nas máscaras, quanto maior a lista, melhor!!!! Fujam das máscaras de apenas 3 ingredientes, tem algo faltando aí gente!!!! 
Também salientar que, existem máscaras, com duas funções( que são combos) isto é, ao mesmo tempo são para hidratação e nutrição (hidro-nutritiva), ou então nutritiva e ao mesmo tempo é de reconstrução, daí a vantagem de ler os ingredientes. As vezes podemos comprar 2 em 1.;-) fiquem espertas tá?!! :-D


Minha dica# Geralmente uso máscaras caseiras, e tem para todas a fases do cronograma capilar. Já postei sobre algumas aqui no blog é só dar uma conferida. Poupo dinheiro e o resultado é o mesmo ou até melhor!!!  :* 
 
É tudo amores, não se esqueçam de dar os vossos comentários na secção abaixo, fiquem com Deus, xoxo *_*

Cronograma capilar - como montar o seu

Olá meninas, 
Bem, essa é a última das fases sobre o assunto cronograma capilar, que viemos tratando aqui no blog, encurtamos para que o post não fosse long( óbvio né!) e se ainda não viu os outros 2 posts sobre o assunto é só dar uma conferida. 
Ora, assim como temos vindo a falar nos outros posts sobre o cronograma capilar, sabemo que cada alimento no corpo humano tem que ser na hora certa e na quantidade certa, para o perfeito funcionamento do corpo e o mesmo acontece com os nosso cabelos, no que refere ao cronograma capilar :-D.

No cronograma capilar o tratamento que é repetido com frequência é o de hidratação, e o com menos frequência é o de reconstrução. 
Fiz vários cronogramas de acordo com o tipo de cabelo e as necessidades correntes, você  conhece o seu cabelo e vai escolher de acordo com o que ele está pedindo:

Cabelos com porosidade alta( ainda falarei porosidade aqui no blog), cabelos quimicamente tratados, alisados, pintados, ou cabelos muito danificados(2x por semana):
Semana 1 : 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 2: 1 Nutrição + 1 Reconstrução
Semana 3: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 4: 1 Hidratação+1Reconstrução

Cabelos normais e os cabelo com porosidade baixa(2x por semana):
Semana 1: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 2: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 3: 1 Nutrição + 1 Reconstrução
Semana 4: 1 Hidratação + 1 Nutrição
 
Cabelos de quem não tem muito tempo, e o tratamento é feito uma vez por semana, no mesmo dia.
Semana 1: hidratação + nutrição 
Semana 2: hidratação,
Semana 3: hidratação+ nutrição
Semana 4: reconstrução e hidratação 

 O cronograma capilar para quem vai fazer os tratamentos a cada 15 dias ou 1 vez por mês:
Faça os 3 tratamentos no mesmo dia: primeiro a nutrição, depois a hidratação e a seguir a reconstrução. Esse tipo de cronograma capilar é difícil mas possível. 
Agora não há desculpas para ficar sem cuidar dos cabelos, ta gente!

Minhas dicas: para que o cabelo não fique muito áspero após a reconstrução eu sempre dou segmento com uma hidratação rápida. 
Os cabelos crespos podem fazer nutrição( humectação) antes da hidratação- eu faço assim uma vez por mês:-D
# Aprenda a  conhecer o teu cabelo e procure fazer um cronograma capilar fiel a sua rotina e especialmente, à necessidade do seu cabelo( não existe melhor cabeleireira para o seu cabelo a não ser você mesma!). Os cabelos não são iguais e variam de pessoa para pessoa e de acordo com os danos que ele apresenta.
Chega de preguiça e do "deixa a vida me levar". Procure cumprir na íntegra com o cronograma que você mesma criou e verá em poucas semanas os resultados nos fios. 
Amigas, não dá para ver resultados satisfatórios se não houver consistência!!! É como querer ter boa saúde comendo apenas 1 refeição a cada 3 dias, e nesse período bebendo 1 copo de água!!! Não tem corpo que aguente gente! O cabelo também é assim, lembrem se sempre que cabelo é uma célula morta e precisa de muitos cuidados para mostrar "vida".  ^_^

Agradeço pela paciência que tiveram em ler o post e peço que comentem na secção abaixo, deixando as vossas dicas e sugestões. Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo. Xoxo