Monday, May 5, 2014

Porosidade do cabelo- o que é e como fazer o teste

Oi meninas, 
Hoje vamos falar de porosidade de cabelo. Eu considero o teste número um antes de embarcar no jornada de cabelo natural. Porque sabendo a porosidade do seu cabelo você vai saber como tratá-lo, e saber quais os produtos/ingredientes favorecem o seu cabelo e quais não! E vai entender porque um produto que deu resultados maravilhosos numa pessoa com o mesmo tipo de cabelo que o seu, mas no seu o resultado não é, nem de longe, igual!!! 
Mas com o conhecimento da porosidade, você saberá como escolher os produtos adequados e não terá que passar pela frustração de não ter o seu  cabelo como deseja. É muitíssimo importante saber a porosidade do seu cabelo

A porosidade do cabelo refere-se a capacidade que o seu cabelo tem de absorver e reter a humidade(água). Cada fio de cabelo tem uma camada externa  chamada a cutícula, e essa poderá ser aberta ou fechada o que determina a facilidade com que a humidade e óleos tenham em passar para dentro e fora do seu cabelo. Para a maioria, a porosidade é genética, mas também, pode ser afectada por factores externos, tais como a exposição aos tratamentos de caloração permanente e processamento químico. Sabendo a porosidade do seu cabelo, pode ajudar você a escolher os produtos certos para manter o seu cabelo bem hidratado macio,  forte.  #tomem nota naturebas#

Como fazer o teste de porosidade do cabelo

Existem 3tipos de porosidade de cabelo,a saber, a baixa, normal e alta. E existem dois métodos que você pode usar para descobrir como o seu cabelo é poroso.

O Teste com o copo de água : 

Pegue um par de fios de cabelo que deve estar limpo e sem nenhum produto,  melhor fazer o teste depois de lavar com shampoo e antes de aplicar o condicionador no cabelo, e o cabelo tem que estar seco,  para não influenciar no resultado do teste. Se conseguisse um fio de cabelo de cada canto da cabeça seria o ideial(frente, atrás, lado esquerdo, e direito e  na parte central da cabeca). Coloque-os em um copo de vidro transparente cheio de água que deve estar em temperatura ambiente(água da torneira mesmo). Antes de colocar os fios dentro do copo, deixe que a água descanse por 5 minutos, para que o resultado não seja influenciado pelos movimentos da água. Depois disso, coloque os fios de cabelo e deixa-os descansar por 2-4 minutos. Depois desse tempo, se o seu cabelo flutuar, tem baixa porosidade. Se ele afunda, você tem alta porosidade.
E se o seu cabelo não afundar e nem flutuar, se situar no meio do copo(entre o topo e a base), ele tem porosidade média ou normal.
O Teste de toque: Pegue um fio de cabelo  da sua cabeça e deslize os dedos para cima do eixo (em direção ao couro cabeludo). Se você se sentir pequenos solavancos ao longo do caminho, isso significa que a sua cutícula é levantada e que tem alta porosidade. Se os seus dedos deslizam suavemente, então você tem cabelo baixa porosidade.

 Porosidade Baixa


Cabelo com baixa porosidade tem uma camada de cutícula fortemente fechadas( como mostra a foto ilustrada), com sobreposição de escalas. Este tipo de cabelo, é geralmente considerado saudável e virgem, e muitas vezes é muito brilhante, especialmente quando é de cor escura. Cabelo com baixa porosidade repele a humidade e quando você tenta molhá-lo ele leva algum tempo a ficar totalmente molhado, uma vez que resiste à penetração de produtos. Mas quando molhado, também é dificil de secar.

Baixa porosidade do cabelo também é propensa ao acúmulo de produtos nos fios e no couro cabeludo, por isso, deve se ter o cuidado de fazer fazer limpeza adequada de tempos em tempos, que é para não sufocar o cabelo. São cabelos com muita proteína, por isso não se deve fazer tratamentos de recomposição em curtos intervalo de tempo(uma vez a casa 4/6semanasestá bom). #dica#, para o uso diário procure condicionadores e cremes livres de componentes protéicos( colágeno, queratina, proteína hidrolizada etc). Use mais condicionadores com humectantes (agentes que ajudam a atrair a humidade para o cabelo) como a glicerina ou mel. Use calor moderado( touca térmica ou vaporizador) para ajudar a abrir as cutículas dos fios na hora em que estiver a fazer hidrataçao/tratamento profundo e as máscaras tem que devem ser livre proteínas, a não ser que esteja fazendo um tratamento de reconstrução capilar. - Se ainda não sabe as fases de tratamento capilar, tem um post que fala sobre o cronograma capilar aqui no blog.

Cabelo com baixa porosidade requer hidratantes ricos em emolientes, tais como manteiga de karité, óleo de jojoba, óleo de coco. Também beneficia de produtos humectantes, que atraem e mantêm a humidade para o seu cabelo. #dica# Na hora de estilizar( decidir o penteado que vai fazer) escolha produtos mais leves, à base de líquidos, tais como leites de cabelo que não vão se sentar no seu cabelo e deixá-lo oleoso e  gorduroso, o mesmo acontece na hora de selar os fios( tem um post que fala sobre o método L.O.C), use oléos leves como o de sementes de uvas,argan e jojoba. 

Porosidade média 

Cabelo com porosidade média é o desejável par todas nós, pois ele responde bem aos tratamentos que damos ao cabelo e muitas vezes, requer o mínimo de manutenção. A camada de cutícula é mais flexível, permitindo que apenas a quantidade certa de humidade entre, e evita que essa humidade(hidratação)escape. Cabelo com porosidade normal pode ser colorido com coloração permanente e se obter resultados previsíveis. Mas, com o tempo, esses processos podem danificar seu cabelo e aumentar a sua porosidade(tomem nota)

Tratamentos de reconstrução deve ser feitos ocasionalmente, seguindo um cronograma capilar normal,  mas as proteínas não devem ser incluídas no seu regime diário.

Porosidade alta

A porosidade alta no cabelo pode ser genética ou pode ser causada pelo procedimento químico a que o cabelo fica exposto( coloração permanente com tintas com produtos químicos, ou alisamento de cabelo com produtos químicos- todo o cabelo desfrisado tem alta porosidade) ou mesmo por danos ambientais. Cabelo com alta porosidade tem lacunas e buracos na cutícula, que permitem que muita humidade entre no cabelo, e a mesma velocidade que entra, ela evapora! E os cuidados devem ser redobrados porque, por exemplo, um simples acto como tomar banho, nadar e lavagem pode criar mais danos e quebra devido a enorme quantidade de humidade que o cabelo pode absorver. 

Certifique-se de usar os anti-humectantes nos produtos e nos  borrifadores diários, principalmente em climas com altas temperaturas e humidade. Isso vai ajudar a selar as cutículas danificadas e impedi-los de absorver o excesso de humidade do ar. Os maiores humecrantes são a glicerina, e o mel.

Como já dissemos acima, que o cabelo altamente poroso perde humidade facilmente, então é importante o uso de condicionadores, hidratantes que ajudam a repor e manter a humidade nos fios. E na hora de selar, faça-o com óleos  e manteigas mais pesadas como a de karité, o azeite de oliva, óleo de rícino e etc , e em qualquer das porosidades, não se deve esquecer o leave-in(método L.O.C que ajuda muito a manter a humidade(hidratação) nos cabelos. 
E  na hora do creme(do método L.O.C) deve ser usado uma  manteiga pesada para cabelo(a de karité) para ajudar a preencher as lacunas em suas cutículas danificadas e proteger ainda mais o seu cabelo de perder muita humidade.
 #nota#- a porosidade de cabelo poderá variar de tempos em tempos, e seu cabelo não reagir de igual forma à aplicação de produtos, e você poderá não perceber o porquê. Por isso, o teste deve ser feito de tempos em tempos(intervalo de 4-meses). 
Tanto na alta como na baxa porosidade, todos os tratamentos que se fazem são para se regular a humidade nos fios e se manter o nível ideal do PH do cabelo que varia de  4.5 a 5.5.

É tudo, bênçãos aí em nome do Senhor Jesus. Xoxo.

2 comments:

  1. Bom dia uma pergunta então cabelos com porosidade alta precisão de hidratação e selagem das cutículas, não como falam na internet que eles precisam de reconstrução? E proteínas e aminoácidos bjsss 😍😘😘😘😘

    ReplyDelete
  2. Tenho cabelo com porosidade alta,eles odeiam reconstrução de proteínas, aminoácidos e queratina.

    ReplyDelete