Monday, May 5, 2014

Diferença entre queda e quebra de cabelo

 Oi meninas! 
Se a sua meta(assim como a minha), é ter o seu cabelo natural, além de saudável, também longo/comprido,então você precisa, urgentemente, saber distinguir, entre queda de cabelo e quebra de cabelo. O cabelo cresce, naturalmente, mas o que nos impede de ter um cabelo longo/comprido, é o facto de não conseguirmos reter o comprimento adquirido. E esta dificuldade se manifesta em forma de queda e quebra de cabelo. 
É importante  conseguirmos  diferenciar as duas coisas.

 >>>>Vamos ao post<<<<

Qual é a diferença entre queda e quebra?

Embora a maioria das pessoas usam os dois termos para se referir a todo o cabelo que cai de sua cabeça, eles são duas coisas totalmente diferentes. Agora que você já iniciou uma jornada rumo a um cabelo mais saudável, é importante que você saiba a diferença entre essas duas formas muito específicas de "perda" de cabelo a fim de entender melhor o seu cabelo e saber que ele precisa e como lidar com ele.:-D

 Queda de cabelo
O cabelo, assim como tudo no nosso corpo, tem um ciclo de "vida" e a queda de cabelo, acontece, quando a fase do fio de cabelo em questão chegou ao fim de seu ciclo de crescimento e, naturalmente, cai do couro cabeludo, juntamente com a  sua pequena raiz branca anexada( reparem que o fio de cabelo, na foto acima anexada, tem uma pontinha branca). Esta não é a raiz do cabelo real que está no fundo de seu couro cabeludo, mas é a raiz do bulbo ou base onde esse fio de cabelo especial originou. É branco porque o cabelo pára de produzir melanina (cor) a um dado ponto em seu ciclo de crescimento, antes  que fique pronto para cair. Se um fio de cabelo não tem um bulbo raiz branca, então não é uma queda natural de cabelo e sim uma quebra(muito mau para quem quer reter comprimento! :'( ). A queda de cabelo tende a ser maior em comprimento do que os cabelos que se  quebram que são geralmente pequenos pedaços. A queda  é uma parte natural do ciclo de crescimento( considera se normal a queda de entre 50 e 100 fios de cabelo diariamente). Todo mundo que tenha cabelo em sua cabeça experimenta a queda, que é naturalíssimo, então não vamos dramatizar tá maninhas! 
Mas não deixem de reparar se observarem uma queda excessiva de cabelo, que se considera um problema e existem formas de mitigá-lo.

Como agir diante da queda de cabelo? 

A queda de cabelo, é uma resposta a influências hormonais no folículo do cabelo e é dependente de ciclos de crescimento. Quando um fio de cabelo completa seu ciclo de vida, que geralmente duram 4-6 anos, seu acto final é cair. Isto não pode ser evitado.

Você não deve tentar "fazer" qualquer coisa sobre esse assunto, a não ser que a queda ultrapasse os 100 fios diários , considerados normais, basta fazer uma estimativa da quantidade de cabelo que está perdendo,e é claro que não contaremos os fios um a um, basta ver se a quantidade é normal ou é de alerta! A queda é um processo natural, interno que pode ser facilmente resolvida por tratamentos de reconstrução e/ou hidratação( se ainda não sabe o que é, leia o post sobre cronograma capilar aqui no blog, ele explica tudo muito bem). Sempre que forem a manipular os vossos cabelos, estejam atentas aos fios que caem e procurem observar se é queda ou quebra!!

O que é a quebra?


Ao contrário de queda, a quebra não é um processo natural. É um sinal de problemas de cabelo. Cabelos quebrados não caem naturalmente a partir da cabeça, mas normalmente são resultado de mau uso ou danos no cabelo( exemplos de hábitos que resultam na quebra de cabelo: pentear o cabelo enquanto está seco e com pente de dentes finos, pentear o cabelo crespo como se fosse cabelo liso e sem paciência de desembaraçar os nós de cabelo delicadamente, não respeitar o cronograma capilar, tempo excessivo com penteado protector, manipulação excessiva do cabelo, não respeitar o tempo de se cortar as pontas e a lista vai...) Quando a quebra não é uma resposta à manipulação física e abuso, é na maioria das vezes ,desencadeada pela falta de humidade no fio de cabelo, ou por falta de proteína no mesmo , daí a necessidade de se balancear o cronograma capilar. :-D
 
É possível se evitar todas as quebras?
Cabelo saudável é forte, mas não é feito de aço. Seria quase impossível evitar as quebras!!. Um ou dois cabelos quebrados não são nada para ser completamente preocupados, nada de alarmes tá queridas!  No entanto, quando você começa ter  cabelos quebrados em todos os cantos, todos os dias - então você precisa se questionar o equilíbrio de humidade / proteína( reconstrução), ou então ver qual das técnicas de manipulação de cabelo que estaria causando tais quebras!
Dicas que ajudam a diminuir a quebra: 
A primeira tarefa é a de minimizar a quebra, na medida do possível. 
#- Se o seu cabelo é de comprimento médio-longo, trabalhe nele em secções de torcidos(twist) na hora de desembaraçar. Do tipo, desembarace uma porção de cabelo e logo de seguida faça um twist(torcido) naquela  secção para prevenir que ele volte a se embaraçar, lembrando sempre, que o seu cabelo é crespo e os fios de cabelo crespo gostam de se abraçar uns com os outros, e os nós praticamente não acabam(como acontece no cabelo liso). Você poderá acabar de desembaraçar um secção de cabelo e 5 minutos depois ele voltar a ter nós se deixar a secção solta! Tomem nota
#- Seja gentil ao manusear e trabalhar com o seu cabelo. Apenas lidar com o seu cabelo com as mãos limpas, lisas, e as unhas bem cuidadas para que não cause quebra de cabelo com com unhas mal cortadas e desfiadas e com os câlos das mãos! Trabalhe delicadamente, o seu cabelo e tenha uma dose extra de paciência e cuidado quando estiver lidando com emaranhados(nós)difíceis.
#- Procure manter o seu cabelo hidratado durante o dia( tenha sempre um borrifador com a mistura de água( de preferência a destilada) e uma colher do seu óleo favorito)!
#- Amarre o seu cabelo com um lenço de seda, cetim,  durante a noite para protegê-lo da perda de humidade e evitar atrito contra a almofada, que causam quebras. # eu não durmo sem o meu lenço ou a minha touca de cetim, faz toda a diferença na saúde dos fios#
#- Reveja se o seu cabelo não está carente de tratamento de proteína que fortalece o seu cabelo ou de hidratação que da maciez, elasticidade, ao seu cabelo! 
#- Em seguida, corte as pontas regulamente para evitar pontas duplas que se não cortadas provocam quebras massivas de cabelo:'(

Caso esteja presenciando quebra de cabelo, veja os pontos acima alistados, e vai descartando um a um até descobrir onde está a falha para poder se eliminar e conseguir ter  um cabelo saudável e longo.  
E caso esteja presenciando queda excessiva, tem um post aqui no blog que ensina a minimizá lá através do enxágüe com chás(muito eficáz) eu estou fazendo e resulta em 100% mesmo meninas!!!
 
Por hoje é tudo, fiquem bem meninas. Paz e graça da parte do Senhor Jesus Cristo. Xoxo.

1 comment: