Monday, May 12, 2014

Faça o seu leave in(creme para pentear) em casa


Oi meninas
Uma das grandes dificuldades que tive  sendo natureba(usar cabelo natural) foi a de encontrar o leave in(creme para pentear), e creme para modelar certos para o meu cabelo, que fossem capazes de fazer o meu cabelo sorrir. E foi um dos motivos que me fizeram criar esta página, para poder partilhar convosco, tudo que tenho aprendido, sobre o assunto cabelo natural, pois sem o adequado conhecimento, pode parecer um "bicho de 7 cabeças"( difícil)
Existem sim, muitos cremes para pentear, mas problema é encontrar um com os ingredientes amigáveis ao nosso cabelo e que deixe o nosso cabelo macio, hidratado por muito tempo, e que não fique "sentado" no nosso cabelo, e, muito menos crie flocos brancos nos nossos cabelos, depois de estilizado e seco.
Porque, à semelhança de muitos outros produtos, que são um NÃO para o nosso cabelo, os cremes para pentear que vendem por aí afora, também tem alguns  ingredientes que são "nocivos"aos nossos cabelos. Daí, a necessidade, de as vezes( e não poucas), se criar os nossos próprios produtos em casa e eu me assumo, sou uma "faça você mesma(diy-do it your self)" :-D. Faço muitos dos meus produtos em casa. Ou caso não faça eu sempre "boosto" dou um empurrãozito nos produtos já manufacturados :-D
Tendo dito isto, encontrei uma receita de leave in, muito famosa e boa no youtube, que foi criada pela Kim Love, do canal Kimmaytube e ajuda muito a reter a hidratação no cabelo, bem como a regular o nível de P.H( potencial de hidrogénio no cabelo) e os cabelos só agradecem, acreditem meninas, faz toda a diferença 
Receita original do Kimmaytube leave in:
2 colheres de sopa de Kinky-Curly Knot Today Leave-in(hidratante e deslizador)
#2 colheres de sopa de suco/sumo 100 orgânico e puro de aloe vera( este é o agente ácido e humectante) - vende se nos supermercados e/ou farmácias .
#2 colheres de chá de óleo de rícino (selante, emoliente), e
#2 colheres de chá de óleo de jojoba (selante, emoliente).

Tive que adaptar a receita, tendo em conta  a porosidade do meu cabelo e a escassez do kinky curly knot today leave in no lugar onde moro. Eis a receita que uso:
2 colheres de sopa do meu condicionador favorito(mane n tail, ou  herbal essences hello hydration, ou tresemmé naturals nourishing moisture)
2 colheres de sopa do sumo de aloe vera orgânico e puro
2colheres de chá de óleo de argan( óleo leve)
2colheres de chá de óleo de sementes se uvas( óleo leve) 

Geralmente essa quantidade é muita para o comprimento do meu cabelo, então eu guardo o que sobra no freezer( na parte fresca) e uso mais uma vez, na próxima lavagem de cabelo.

*** nota***
O leave in original é muito bom para meninas com porosidade alta, pois ele é um leave in com óleos pesados e ácido(devido ao sumo de aloe vera) e essa acidez ajuda a fazer descer o nível de P.H do cabelo que por sua vez faz com que as cutículas do cabelo se fechem retendo assim a hidratação no cabelo por mais tempo, e ajuda muito na definição dos cachos naturais(caso existam) ;-D
# esse leave in é uma forma de "atalho" do método L.O.C e usa se logo após lavar o cabelo, e enquanto ainda estiver húmido o cabelo, aplica se esse leave in e o próximo passo é dar seguimento com a estilização programada para aquele dia, não há necessidade de seguir com o método L.O.C, se você usar esse leave in. Poderá sim usar um creme para modelar cachos caso vá dar prosseguimento a estilização fazendo torcidos( twist)ou mesmo tranças(braids).
 É tudo por hoje, fiquem ligadas ao post que fala da lista dos gels que uso no meu cabelo. Bênçãos aí em nome do Senhor Jesus Cristo. Xoxo

No comments:

Post a Comment