Sunday, April 27, 2014

Óleos essenciais e os óleos portadores- saiba o que são.


Olá meus amoreees!
Hoje falaremos de oléos para os cabelos.
Existem vários óleos, que podem ser usados ​​no cabelo(natural como não). O importante , é saber quais pode e quais não!  Já sabemos que o uso de óleos de petróleo e minerais e seus derivados não está  liberado para o nosso cabelo, pois eles só podem ser lavados com shampoo com sulfato, e esse,por sua vez, seca o cabelo crespo, que já é seco por natureza. Leia os ingredientes dos óleos antes de comprá-los, e assegure se de que estes sejam 100% naturais e orgânicos.  Os óleos minerais e de petróleo selam humidade, sim, mas a longo prazo. contribuem para o ressecamento do cabelo, acúmulo de sujidade no couro cabeludo e nos fios de cabelo.:-(
Os óleos que são benéficos para os nossos cabelos dividem se em dois tipos: óleos essenciais e dos óleos de carreira ou veiculares(óleos normais). 

>>>>vamos ao post<<<<

Óleos Essenciais

#nota: quando for a comprar o óleo essencial, logo já vem escrito na embalagem "óleo essencial", apenas certifique se que seja 100%  natural nos ingredientes. 
Óleo essencial (a abreviatura é OE),é considerado como "essencial porque ele carrega um odor característico, ou essência, da planta a partir da qual o óleo é extraído. Os óleos essenciais são voláteis, e são geralmente derivados doutras partes da planta(folha, flôr, etc) e não das sementes das plantas. Os óleos essenciais são geralmente extraídos por destilação.

Os óleos essenciais, geralmente,  não são usados directamente no cabelo ou pele, eles sempre precisam de um óleo de carreira( condutor) para ser diluído e transportado à pele e/ou cabelo #tomem nota#. Os óleos essenciais são muito úteis quando o assunto é fazer produtos caseiros para o cabelo, e muitos deles são muito bons para tratar doenças do couro cabeludo, como é o caso do  óleo da árvore de chá para a caspa, o de alecrim para promover o crescimento  do cabelo , o de lavanda para couro cabeludo seco e hortelã para coceira no couro cabeludo e também estimula o crescimento do cabelo. Se você é uma "faça você mesma"(do it yourself-diy), que quer dizer, que faz os suas próprias misturas em casa, assim como eu, você pode criar algumas máscaras  e depois acrescentar algumas gotas dos óleos essenciais que mais gostar ou mesmo fazer junção de óleos que mais gosta, para obter benefícios adicionais nos cuidados do cabelo e/ou pele, e/ou poderá melhorar os seus produtos, já manufacturados, e comprados em lojas, adicionando algumas gotas dos óleos essenciais a eles, para obter melhores resultados. Normalmente, os óleos essenciais , são usados ​​com muita moderação ( algumas gotas ) porque eles são óleos muito concentrados. #nota: mulheres grávidas não devem usar os óleos essenciais sem a devida prescrição médica!!

Lista de óleos essenciais e seus benefícios para o cabelo

Óleo de lavanda: Ele tem um cheiro( fragância) gostoso, e além disso,  ele tem benefícios comprovados para o cabelo e é bom para todos os tipos de cabelos. Óleo de lavanda é extraído, principalmente, das flores da planta lavanda, através da destilação a vapor. É um bom tratamento para a caspa e coceira, útil para controlar a queda do cabelo e melhorar o crescimento do cabelo. Mais conhecido para o tratamento de alopecia areata- queda involuntária do cabelo- em que você perde o cabelo de forma excessiva. #Dica para quem sofre de queda excessiva de cabelo, ou mesmo para quem perdeu todo o cabelo da parte da frente ou nas extremidades da cabeça: Massageie diariamente, ou sempre que possível,  o couro cabeludo com a mistura de 1ou 2colheres de sopa de óleo de coco ou o de rícino, ou o de jojoba, com algumas gotas(3gotas)do óleo de lavanda e ajudará no re-crescimento significativo do cabelo e os resultados aparecem em poucos meses( 5meses). Óleo de lavanda combina bem com muitos outros óleos essenciais, incluindo jojoba, alecrim, e o óleo de árvore de chá. Fique livre de misturar os seus óleos favoritos, desde que saiba os benefícios de cada;-)

Óleo de Camomila: Camomila é conhecido por acalmar os nervos e ele faz o mesmo no seu cabelo e couro cabeludo, na verdade, é o mais calmante dos óleos essenciais para o cabelo e couro cabeludo. Camomila ajuda a retrair as células da pele que foram inflamadas pelos procedimentos químicos, e por condições climáticas adversas, e ajuda o couro cabeludo em termos de coceira e caspa escamosa.

Óleo de hortelã: ajuda a estimular o fluxo sanguíneo para a raiz do cabelo, que é muito importante para o crescimento do cabelo,  já que ajuda o cabelo a receber a nutrição adequada, esta, por sua vez, potencializará o crescimento do cabelo. Essa sensação de formigamento e frescura, quando o óleo de hortelã-pimenta é aplicado no couro cabeludo é realmente a estimulação do fluxo sanguíneo para o cabelo.:-D

Óleo de alecrim- É outro óleo que funciona como um óleo perfumado e um óleo essencial. O óleo é obtido a partir da planta de alecrim e é muito útil para os problemas de caspa escamosa no couro cabeludo. Óleo de alecrim estimula os folículos pilosos e faz com que os fios de cabelos cresçam mais e mais fortes.

Óleo de árvore de chá - é um óptimo hidratante/ protector, para o cabelo, que ajuda a manter o couro cabeludo livre de bactérias e problemas de fungos. O óleo da árvore de chá desbloqueia as glândulas sebáceas e incentiva o fluxo de óleos hidratantes próprios do couro cabeludo(sebo), limpando as células mortas da pele. Óleo da árvore de chá misturado com outros óleos essenciais é, especialmente, bom como um tratamento do couro cabeludo para aliviar a caspa.

Óleo de limão: é especialmente benéfico para cabelos oleosos, recomenda-se que as pessoas com o cabelo seco não usem o óleo de limão. É um bom tratamento para couros cabeludos oleosos, caspa, piolhos, e activa as glândulas sebáceas.

Óleo de Mirra: Por outro lado, o óleo de mirra é muito bom para cabelos secos. Ele ajuda no tratamento para o couro cabeludo seco, problemas de caspa e activa as glândulas sebáceas. Use em vez de óleo de limão, se o seu cabelo não é oleoso.

Existem vários outros óleos essenciais que podem ser utilizados para os vários tratamentos de cabelo e couro cabeludo. Vou deixar mais alguns nomes: ylang ylang, sálvia, e a lista vai...O que é gostoso, quando falamos de óleos essenciais, é que, uma vez que você encontrar um, que é bom para o seu cabelo, com o seu uso contínuo, você verá grandes resultados e ficará viciada. Oh, vício bom!!! :-D
 
Óleo de carreira(ou veicular, portador, óleo normal)

Outro tipo de óleo para o cabelo e/ou pele é chamado de óleo portador. Os óleos são chamados por  óleos veiculares porque transportam o óleo essencial para o cabelo e/ou pele.  Óleos veiculares  também são conhecidos como óleo de base ou óleo vegetal, e são, geralmente, provenientes de sementes das plantas. Óleos de carreira mais utilizados são os mais naturais e puros possíveis. Extração  a frio e maceração são os dois principais métodos de produção de óleos portadores. E os melhores óleos são os que vêm escritos extraído à frio( cold pressed, em inglês). Os óleos de carreira são muito importantes para o cuidado do cabelo; eles são óptimos selantes,  hidratantes, fortificantes e muito nutritivos para o cabelo.

Lista de Óleos Veiculares e seus benefícios para o cabelo

Óleo de Jojoba - O grande debate é se jojoba é ou não o rei dos óleos do portador. Pois ele tem nutrientes e características muito semelhantes ao óleo natural produzido no couro cabeludo, chamado sebo. Muitos do problemas,no couro cabeludo , ou relacionados, são causados ​​por um acúmulo do sebo endurecido, que entope os folículos pilosos. Se este acúmulo  não é removido, ele pode eventualmente obstruir a capacidade do folículo piloso de funcionar correctamente.
O óleo de  jojoba penetra rapidamente até o couro cabeludo, e prontamente, solta e dissolve este acúmulo endurecido. Os folículos do couro cabeludo e do cabelo são deixados limpos e livres para continuar a sua função normal. Jojoba é óptimo para todos os tipos de cabelo e tem a capacidade de inibir a actividade excessiva das glândulas sebáceas tornando-o a escolha perfeita para pessoas com couro cabeludo oleoso. Do mesmo modo, pode ser usado para o cabelo seco, uma vez que ajuda a hidratar o cabelo adequadamente.

O azeite de oliva
Todos nós usamos o azeite para cozinhar temperar  saladas, mas você sabia que o azeite de oliva extra virgem também pode transformar o seu cabelo?

Muito parecido com o óleo de coco, azeite de oliva nutre, hidrata, condiciona e fortalece seu cabelo, ao mesmo tempo, minimiza a perda de cabelo e trata o problema da caspa.

Tente este tratamento com azeite bem simples para alcançar o cabelo bonito em casa.

Enche um copo com o azeite de oliva e algumas gotas do óleo essencial de sua escolha, tais como óleo de lavanda ou alecrim. Agite ou misture bem e deixe repousar num local fresco e escuro por 24 horas.
Ponha  uma colher de sopa dessa mistura de azeite na palma das suas mãos e esfregue as mãos para aquecê-la.
Começando com seu couro cabeludo, massageia bem em movimentos circulares com a ponta dos dedos. Termine massageando os fios do seu cabelo.
Cubra o seu cabelo com uma touca plástica e deixe por 30 minutos.
Finalmente, lave o cabelo como de costume.
O azeite deve ser "extra virgem"e melhor o que vem escrito  extraido/prensado à frio. O azeite extra virgem que é de cor verde,  é de maior qualidade do que o óleo amarelo-dourado. O azeite ajuda na prevenção, bem como, na cura de queda de cabelo, uma vez que impede a produção da hormona de DTH que faz com que o folículo de cabelo diminua. A aplicação regular de azeite para no cabelo impede a produção de hormonas de DTH no couro cabeludo, assim, livra do problema da queda de cabelo. Em cabelos relaxados/desfrisados o azeite também ajuda a fortalecer e suavizar as cutículas do cabelo. O azeite contém antioxidantes que promovem um funcionamento saudável no cabelo e couro cabeludo. Azeite fortalece e suaviza as cutículas do cabelo.

Óleo de coco

Não só o doce cheiro de óleo de coco faz você instantaneamente se imaginar numa ilha tropical com praia, mas também, ele tem benefícios incríveis em termos de nutrição para o seu cabelo.

 É um emoliente natural que significa que bloqueia a humidade a cada fio individual de cabelo restaurando corpo e brilho.
É também uma rica fonte de vitamina E, uma das vitaminas mais importantes para o crescimento do cabelo.
A acção dos micróbios no couro cabeludo e raízes é uma das maiores causas de queda de cabelo. O ácido láurico e ácido cáprico são ambos compostos encontrados no óleo de coco, que actuam como agentes anti-microbianos tornando o óleo de coco um tratamento eficaz da queda de cabelo.
O óleo de coco está cheio de gorduras saturadas gorduras, que penetram profundamente no couro cabeludo para evitar a pele escamosa e reduzir a caspa.
A maneira mais eficaz de aplicar o óleo de coco é a massageá-lo nas raízes e couro cabeludo e, em seguida, passe os dedos por todo o caminho até as pontas de seu cabelo. Coloque uma touca e deixe agir cerca de 30 minutos antes de lavar o cabelo. Enxágüe com água morna e um xampu natural.
Óleo de coco - O óleo de coco é composto por mais de noventa por cento de gorduras saturadas vitamina E e vitamina K e minerais como o ferro. O óleo de coco é considerado um dos melhores óleos  naturais em termos de nutrição para o cabelo e está na disputa com óleos de oliva e jojoba como o rei dos óleos portadores. Ele é um excelente condicionador e ajuda no re-crescimento de cabelo danificado. Ele também fornece as proteínas essenciais necessárias para nutrir o cabelo danificado e que suaviza o cabelo e as condições do couro cabeludo.

Óleo de rícino - é um óleo vegetal obtido a partir da mamona. O óleo de mamona é um líquido incolor a amarelo pálido com suave ou nenhum odor ou gosto. Ele é rico em ácido ricinoléico que pode ser usado para tratar doenças da pele, tais como infecções por fungos. Ele nutre o cabelo e evita que o couro cabeludo seque em reter a humidade. O óleo de mamona adicionado a produtos para o cabelo ajuda a selar a umidade, amacia, e visivelmente engrossa cabelo. O óleo de rícino pode também ser utilizado por si só no cabelo para selar em humidade. Está na lista dos óleos pesados. Muito bom para quem tem porosidade alta.

Óleo de vitamina E
Tem a função de melhorar o crescimento do cabelo, prevenir a perda de cabelo, impedir pontas duplas, ajuda a curar cabelos danificados pelo uso do calor. 

O óleo da Vitamina E é um  estimulante D a circulação adequada do sebo o que leva ao crescimento do cabelo.  A Vitamina E contém agentes antioxidantes que ajudam a manter o sistema imune e melhora a circulação em todas as partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. Quando adicionado a produtos caseiros, o óleo da Vitamina E prolonga a sua vida útil. Este óleo rejuvenesce e oferece protecção para o couro cabeludo e pele.

 Óleo de abacate -é extraído do abacate e ele é cheio de vitaminas que o cabelo precisa, como as vitaminas A, E, D e potássio. Se você quiser um tratamento condicionador profundo super,  sem ter que comprar uma preparação comercial, você pode adicionar o óleo de abacate e os outros óleos de portadores à suamáscara e você vai, definitivamente, sentir e ver a diferença nos resultados que for a adquirir. 

Óleo de Argan é um dos óleos mais caros para o nosso cabelo, mas certamente, vale a pena cada centavo. Ele é extraído das sementes da árvore argan - uma árvore nativa, ameaçada de extinção, no Marrocos.

A aplicação é similar à da maior parte dos outros óleos. Coloque uma colher de sopa de óleo em suas mãos, esfregue bem e aplique nos cabelos começando no couro cabeludo trabalhando até as pontas do cabelo. Use uma escova ou pente para uma distribuição uniforme, se necessário. Enrole o cabelo em uma touca plástica por uma hora, enxagua e lave como de costume, passado esse tempo. 
Os ácidos graxos essenciais presentes no óleo de argan, fortalecerá suas proteínas do cabelo, resultando em cabelos mais fortes, com menos pontas duplas. Além disso, as ricas fontes de vitamina E do óleo de argan reparam cabelos danificados por agentes destrutivos e esse óleo não é gorduroso, e vai acrescentar brilho e humidade, sem a sensação gordurosa horrível.
Existem muitas outros óleos portadores bons para o cabelo e/ou pele,como o de sementes de uvas( esse é tido como o protector térmico natural:-D), o de macadamia, o de amêndoas, o de semente de linhaça, e a lista vai... Falaremos deles aqui no blog em tempo oportuno. 

Então, da próxima vez que você quiser reparar ou melhorar a aparência de seu cabelo, tente um destes óleos naturais( essenciais e de carreira) ou uma mistura deles  em vez de gastar uma fortuna em produtos de cabelo já manufacturados que contêm muitos químicos.  Eu vivo de misturas :-D , e não é que o meu cabelo está a reagir ma-ra-vi-lho-sa-men-te bem!!! Estou amando, e sugiro que experimente você também é veja os resultados .;-)

Por hoje é tudo, espero que tenham gostado do post. Obrigado por ler e fique na paz do Senhor Jesus Cristo. Xoxo. 

 



No comments:

Post a Comment