Sunday, April 27, 2014

Big Chop, o que é e como fazer?

Olá meninas,
O assunto aqui é cabelo natural. :-D
A jornada para se assumir o cabelo natural vai de dentro para fora, quando começamos a nos sentir cansadas dos desfrizos, por ter os cabelo danificados por causa dos produtos químicos, ou mesmo por pura conciência de querer voltar ao cabelo natural( voltamos ao natural porque é o cabelo com o qual nascemos :-)).
Quando esse sentimento surge, então  decidimos nos livrar/cortar todo o cabelo desfrizado ou quimicamente tratados. O corte que se caracteriza em se desfazer/cortar todo o cabelo desfrizado, com quimicas e assumir o cabelo 100% natural, é conhecido por Big Chop ou simplesmente B.C, que significa o Grande Corte, e eu só fiquei a saber desse nome quando me preparava para assumir o meu cabelo natural. 
O B.C é um momento especial, pois é um momento de auto-aceitação, de alívio(foi esse sentimento que tive ao fazer o meu B.C), mas também pode ser um momento difícil, principalmente para quem não teve um preparo psicológico à prior, que se afigura muito importante!!!(#tomem nota#). Porquê? a) Porque o assumir do cabelo natural requer, um sentimento de auto-aceitação,que leva seu tempo a ser construído,  pois é uma mudança de visual e grande parte das pessoas têm uma outra visão sobre o tema cabelo natural( e muitas vezes essa visão é bem negativa), e poderão não entender os seus motivos e os comentários negativos não vão faltar, e o pior, poderão vir de pessoas da mesma côr que você, com o mesmo tipo de cabelo natural que o teu , a saber, o crespo, só que não o assumem( a escravidão psicológica, lavagem cerebral é mais profunda do que podemos imaginar!!!); b)- porque você mesma poderá ficar chocada com o seu novo visual; c)-  porque os cuidados a se ter com os cabelos naturais são completamente diferentes dos que se têm quando se usam os cabelos desfrizados ou extenções de cabelo, ou qualquer outra coisa diferente do cabelo natural, ou mesmo  de como nós pensavamos que era cuidar do  cabelo natural. Gracas a Deus que já não penso assim. :-)
Há duas formas de fazer o B.C, há quem prefira cortar o cebelo logo e começar do zero, com os cabelos muito curtos ou mesmo careca(raspar todo o cabelo desfrizado de uma única vez) e há quem prefira fazer um compasso de espera, usando mechas e outras opções existentes, até que a parte da raiz natural ganhe alguns centímetros, e depois fazer o B.C.  Esse processso de espera é chamado de fase de transição, onde temos 2 tipos de textura de cabelos na mesma cabeça, a raíz natural, e o resto do comprimento e as pontas do cabelo são desfrizados. Eu fiz a transição e foi durante 5meses(de Julho à Dezembro de 2013), e enquanto esperava, eu ia investigando sobre como cuidar o meu cabelo naural, e descobri que não é nem a metade do que eu pensava que fosse, pois é bem diferente e interessante. O meu B.C foi no dia 21 de Dezembro de 2013, e agora passam 4 meses depois do B.C  e estou com os cabelos 100% naturais. Aqui vão algumas fotos desde os cabelos desfrizados na primeira foto,  seguida da foto com extenções de cabelo, a outra foto com mechas( box braid) que foi na fase de transição,  a terceira foto foi logo depois do Big Chop, e a última foto é a da fase actual, 4 meses após o B.C, e 100% natural e estou super feliz.:-)  foi a melhor decisão capilar que tomei em toda minha vida, ever!!!




Porque eu fiz B.C e assumi os meus cabelos naturais?
Claro que os motivos variam de pessoa para pesssoa, mas aqui vou deixar os meus, sem nenhuma intenção de ferir ou magoar quem não usa os cabelos naturais, respeito quem prefere não usar cabelo natural, e vou aqui deixar os motivos que me levaram assumir o meu cabelo natural, com todo o respeito:
#1- Estava cansada de ser escravizada psicologicamente, isto é, o padrão dos cabelos desfrizados é com base nos cabelos das brancas, e nós as negras sem nos aperceber,  acabamos querendo ser como elas, quando desfrizamos o cabelo, mudando definitivamente(até que se faça o B.C) a textura natural dos fios de nosso lindo cabelo natural; eu me perguntava, profundamente, porque que nós as negras desfrizamos os cabelos e pomos extenções capilares/perucas baseadas nos cabelos das brancas e elas Jamais puseram uma peruca de cabelo afro? Eu não conseguia me imaginar com cabelos naturais e nunca antes havia passado pelos meus pensamentos, assumir os meus cabelos naturais, jamais!!! Porque o cabelo natural é visto como rebelde, não elegante, não profissional, descuidado, pois não é o padrão de cabelo, e consequentemente não é tido como bonito. :-(
#2-  aprender a conhecer, a amar , a ver a beleza e cuidar do meu cabelo natural, seja ele de que tipo for, eu o aceito assim como é. E hoje, agradeço a Deus por ter me feito crespa^_^ 
#3-  o meu cabelo desfrizado se encontrava muito danificado devido ao uso sucessivo de produtos químicos por muitos anos(8anos). E o interessante é que a escravidão psicológica é tão profunda que mesmo com o cabelo danificado eu nem conseguia pensar na possibilidade de cuidar do meu cabelo natural e se por acaso pensasse, era assim " vou cuidar do meu cabelo natural até que ele cresça o suficiente para voltar a carga dos desfrizos" que acabava sendo um ciclo vicioso e deprimente;
#4- queria provar para mim mesma que sou bela com os meus cabelos naturais. :-D
Minhas sugestões para quem pretende assumir o cabelo natural:
# tendo em conta a pressão social, o B.C poderá ser uma experência chocante, por isso investigue, investigue, investigue, sobre como cuidar dos cabelos naturais, antes do B.C; Hoje em dia existem toneladas de informação sobre cabelos naturais no youtube, e  em várias redes sociais. Há um movimento de mulheres negras, assumindo os seus cabelos naturais, e está acontecendo um pouco por todo mundo, e esse movimento só cresce a cada dia.
# não faça por pressão, faça por você mesma e esteja preparada para os comentários e olhares negativos, lembrando sempre que o motivo do corte foi você e não os outros;
Busque suporte em pessoas que aceitem a sua decisão e também procure fazer parte de grupos que falem de cabelos naturais, e igualmente converse com pessoas que passam lhe entender. Eu faço parte de um grupo angolano, de mulheres e alguns homens, que decidiram assumir o cabelo natural, e é um grupo de extrema valia, ele chama se Angolanas Naturais e Amigos(ANA).  
Por hoje é tudo, espero ter ajudado alguém. Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo. Xoxo

No comments:

Post a Comment