Tuesday, April 22, 2014

Humectação capilar- o que é, como fazer e seus benefícios

Oi meninas,

Espero que vocês estejam bem.
Algo que aprendi quando resolvi cuidar do meu cabelo natural, foi que muitos dos produtos que usamos na cozinha- não menospreze os produtos que tem na sua cozinha- também podem e devem ser usados no cabelo e obter resultados para lá de espectaculares.
O assunto aqui é humectação capilar, mais conhecida por banho de óleos. A ideia é essa mesma, passar óleo vegetal puro no cabelo. Está a soar estranho, né?Mas não é não! 

O que é?
A humectação é uma técnica milenar, onde se usam óleos 100% vegetais para repor os lipídios da fibra capilar, que acabam ajudando na maciez e saúde dos fios, afinal, cabelo não é só composto de queratina.

Quais óleos?

Os óleos mais comuns para humectação são: Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, óleo de linhaça, óleo de abacate, óleo de argan. Recordar que todos esses óleos devem ser 100%vegetais, melhor ainda se forem extra virgem. Esses produtos devem ser puros, sem conservantes ou outros aditivos, livres de óleo mineral e parabenos. Quando forem comprar, comprem na secção alimentar. #tomem nota#

Benefícios

Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, que ajuda no crescimento do cabelo; fortalece o cabelo, evitando assim a sua queda. Dá e restaura brilho ao cabelo:-)

Para quem sofre de alopecia( queda ou perda de cabelo), ou mesmo tem os cabelos muito finos nas margens e a frente da cabeça, a humectação ajuda muito no fortalecimento e na recuperação parcial ou até mesmo total dos fios, basta que faça o prossedimento pelo menos 1vez por semana. Depois de algumas semanas, de certeza, que começará a  ver os resultados . :-) :-D :-3 ^_^ ;-)

 Ajuda a preservar a estrutura capilar, pois são ricos em anti-oxidantes, vitamina E e outros compostos amigos da cabeleira, :o). Sei que parece estranho usar um produto comestível no cabelo,mas se pode ir para o estómago, então p'ro cabelo está liberado né meninas! não prejudica a sua saúde e é algo natural.

Como fazer?

Pode ser feito com os oléos frios( à temperatura ambiente), ou mornos( não quente, por favor).Pode fazer com um único óleo ou misturar os teus favoritos#dica# experimente primeiro com um deles(recomendo o de coco ou oliva) e noutro dia faça com a mistura deles, e vai experimentando para ver quais óleos o teu cabelo mais gosta, tendo em conta os resultados que vais obtendo. A preferência é pessoal meninas, varia de cabelo para cabelo, tem mesmo é que experimentar ;-).

Se preferir fazer com os óleos frios, a  técnica é simples: basta aplicar com os dedos, nos cabelos secos, um óleo 100% vegetal, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos( não com as unhas), em movimentos circulares, passando e enluvando os fios, de seguida cubra com uma touca plástica e deixe agir no tempo de 30minutos no mínimo e há quem faça a noite e deixe agir durante toda a noite. Quanto mais tempo melhor a absorção. Depois é só proceder com a lavagem normal (sim, lavamos com shampoo) e condicionar ou hidratar como preferir.

Se preferir com os óleos mornos( como eu), é só pô-los a amornar em banho maria, ou no microondas(como eu faço) até que os óleos fiquem mornos, é só ir sentindo com as pontas dos dedos. A aplicação é a mesma que acima mencionada para os óleos frios.

#dica# 

#1- Pode aplicar os óleos nos Cabelos secos e sujos e seguir o que foi mencionado acima; quando faço assim, faço a noite deixo agir durante toda a noite, e lavo pela manhã do dia seguinte;

#2- Pode aplicar os óleos nos cabelos limpos( depois de lavar), mas não condicionados, e secos e seguir o que foi acima mencionado. ( eu deixo agir por uma hora e meia)

Texto longo né? Desculpa meninas, mas tinha que deixar tudo muito claro para vocês entenderem bem do que se trata. Espero que tenha ajudado alguém com o post de hoje.
É tudo amores, fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo. Xoxo

No comments:

Post a Comment